MOLHO PESTO PARA MACARRÃO.

Imagem ilustrativa


Ingredientes: ¾ de xícara de azeite de oliva (180 ml), 2 dentes de alho socados ou ralados, 2 colheres de sopa de castanhas (amêndoas, castanhas de caju, castanhas do pará, ou misture todas elas) triturados, 1. ½ xícaras de folhas de manjericão, 1 xícara de queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino moída – queijo parmesão ralado para polvilhar.

Bata o azeite, o alho, as nozes e o manjericão no processador ou liquidificador até obter um molho homogêneo e grosso, adicione o parmesão, o sal e a pimenta, e misture bem. Utilize logo que escorrer o macarrão, misture bem e polvilhe o queijo parmesão.

Obs.: Guarde o molho na geladeira, em pode bem fechado, com um fio de azeite na superfície.


Substituto para parmesão ralado (vegano)
Para os veganos que não vivem sem um macarrão com queijo ralado!

Ingredientes: 2 xícaras de castanhas (amêndoas, castanhas de caju, castanhas do pará, ou misture todas elas), 2 colheres de chá de levedo de cerveja, sal a gosto.

Coloque as castanhas, o levedo e o sal do processador e, utilizando a função pulsar, bata até que fique em pedacinhos (não em pó). Guarde na geladeira e utilize em massas e gratinados em geral.

7 comentários:

lilasesazuis disse...

Ai, Kris, esse prato parece ser muito prático, perfumado e delicioso, nossa!!! bjm

Cristina Bortoli disse...

É tudo isso, Lígia, num instantinho ficou pronto e muito gostoso. O mais demorado é cozinhar o macarrão, e uma carta na manga para emergências, visitas inesperadas, quando não quiser ficar muito tempo cozinhando... Trunfo, com certeza.

Gisa disse...

Guria, já é quase meio dia e me deixaste com água na boca! kkkkk Beijos

Beth disse...

Miguinha! Coisa mais boa isso, adoro um molho pesto, babo só de pensar e agora, quase meia noite, já estou com fome, mas vou dormir que passa!
Beijos,
Estou com saudades de tu!
Beth

Elaine disse...

Cristina, querida... Demorei um bocadinho, mas respondi seu comentário no Cantinho Vegetariano. Passa lá pra ver. Abraços veganos!

P.S.: Passo outra hora pra conhecer seu cantinho com calma.

Cristina Bortoli disse...

Oi, Beth linda, este molho agrada em cheio mesmo, fui buscar esta receita depois do almoço de domingo, quando fui com a família numa cantina italiana, te confesso que frustrante. O spaghetti estava frio, sem graça, para mim uma decepção, pelo histórico do restaurante, enfim.

No feriado eu resolvi arriscar esta receita, busquei várias opções, umas ensinavam usar o pilão, outras o processador ou liquidificador, mas basicamente os ingredientes não mudaram. No final ajustei as medidas, pensando em postar aqui, deixando de lado "fazer de olho", sem medir os ingredientes.

Mas como culinária é experimentação, talvez alguém goste de um pouco mais de um ingrediente, adicionar outro, encontrando sua forma pessoal de realizar.

beijo grande.

Cristina Bortoli disse...

Elaine, fui lá no blog e li o que você postou. Gosto demais dele, tem me trazido ótimas idéias e bons conhecimentos, e não poderia deixar de falar isso. Me agrada muito o cuidado que você tem com ele, a preocupação em passar para nós tantas coisas importantes, é uma dedicação e um carinho imensos. Parabéns mesmo, e eu trago para cá e para o Face, para que as pessoas conheçam e até modifiquem algo em suas vidas, não custa nada e a saúde agradece... Ah, o planeta também.

Beijão.