TORTA DE PALMITO E ALHO-PORÓ



Fiz essa torta ontem, para o almoço do Dia dos Pais, ficou maravilhosa. Postei duas maneiras de fazer a massa, eu uso o processador, uma técnica que aprendi com o culinarista Álvaro Rodrigues, que me agrada pela praticidade e rapidez.

Imagem meramente ilustrativa


Torta de Palmito e Alho-Poró

Recheio: 2 colheres de sopa de óleo de canola, 3 dentes de alho amassados, 1 cebola grande picada, 1 alho-poró fatiado finamente, 3 tomates sem pele nem sementes picados, 1 vidro de palmito picado, sal, pimenta, temperos a gosto, leite, amido de milho.

Frite o alho no óleo, refogue a cebola e o alho-poró, junte o tomate, o palmito, o sal, a pimenta e os temperos e cozinhe bem. Adicione o amido de milho diluído no leite e, sem parar de mexer, cozinhe até engrossar, e deixe esfriar.


Massa: 200g de manteiga em temperatura ambiente, 1 pitada de sal, 1 ovo, 1 copo de iogurte natural, 1 colher de sopa de fermento em pó, 4 xícaras de farinha trigo peneirada.

Junte a manteiga, o sal, o ovo, o iogurte e o fermento, vá acrescentando a farinha aos poucos, e sove até ficar homogênea. Abra uma parte da massa entre dois plásticos, disponha em uma fôrma desmontável e fure o fundo e as laterais com um garfo. Disponha o recheio já frio e cubra com o restante da massa.

ou

Leve o trigo, a manteiga, o fermento e o sal ao processador, e obtenha uma farofa. Junte o ovo e o iogurte, pulse até que a massa fique unida, formando uma bola, abra entre dois plásticos e disponha em uma fôrma desmontável. Fure o fundo e as laterais com um garfo, disponha o recheio já frio e cubra com o restante da massa.


Finalização: 1 gema.

Pincele a gema e leve ao forno pré-aquecido até dourar. 


A massa foi retirada do link: BLOG RAINHAS DO LAR

Nenhum comentário: